quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cabelos Again!

Hi, you all!

Greve dos rodoviários em Salvador = no colégio. Então eu, que acordei cedo pela segunda vez, aproveitei o dia pra fazer uma postagem legal baseada nas coisinhas que eu vi ontem e na minha vida sobre Cabelos: A-HAAAAA! Sim, senhoras e senhores. Vim chamar a atenção das moças encabeladas e dos moços criadores de cabelo para dizer que de cabelo a gente cuida!

Para demonstrar essa realidade: Era uma vez... A história do meu cabelo.

Quando eu era pirralha, meus cabelos eram cheios, crespos soltinhos e castanho (urgh! Detesto cabelo castanho!). Mas meu sonho era fazer uma trança em formato de coração nos cabelos e, para isso, eu precisava escovar os cabelos. Então, num belo dia (antes do meu aniversário de oito anos), minha tia disse que me daria uma surpresa. E deu. Mas eu achava que era só uma escova: ERA UM ALISANTE!
Tudo bem, ficou tudo bem por um tempo. Até o dia do aniversário do meu primo, em que a mangueira do fogão da casa dela estava solta e ela largou aquele creme forte e fedido daquele alisante da época da minha avó (quase literalmente, pois ela tinha falecido naquela época) que ardia muito e que, se deixasse mais do tempo que devia, o cabelo caía. E caiu mesmo. De fazer buraco e ferida. Cortou meu cabelo num chanel com franja. E meu cabelo nunca mais encheu daquele jeito.
Depois veio a fase das tranças que estava muito em alta para o carnaval, então eu pus tranças (até mesmo para o cabelo crescer). Chegou na época de dar química de novo: preferi cachear. Ia dar menos trabalho e ficar mais bonito. Ela fez até que não quis mais. Aí meu cabelo caiu. De novo.
Meses depois pedi á minha mãe que ela desse a famosa chapinha: o antigo ferro! E dei ferro por um ano.
Depois quis a loucura da progressiva e ela me usou como cobaia para testar. Ficou bonito... Enquanto escovado. Depois, ela cortou chanel de novo e relaxou. Ficou legal. Na segunda vez, caiu de novo.
Então, ano passado eu cortei meu cabelo curtinho, curtinho porque ele estava todo estragado e acabado e eu tinha de dar um jeito nele. Aí cortei e dei química (permanente) e ele ficou do jeito que está aquela foto do perfil. Porém ali ele já tinha crescido uns dois a três meses e a química eu só tinha dado uma vez mesmo, ou seja a parte crescida dele era aquele cabelinho que eu acho que já expliquei que é o Scab Hair (mas, para todos os efeitos, o scab hair é o que as gringas chamam de Cabelo Duro - que é aquele cabelo pós-química, todo estragado, "grosso", ressecado e opaco). Então eu não sabia como era o meu cabelo na real. Aí dei química de novo. E pintei. E dei química de novo. Porém, na terceira vez, minha tia só relaxou. Pedi á ela que cacheasse depois, mas aí tivemos uma série de problemas e meu cabelo começou a cair. De novo. Fim.

Há três semanas eu cortei meu cabelo curtinho, curtinho. E ela me perguntou se eu queria dar uma química fraquíssima no cabelo só pra soltar mais antes da minha viagem. E eu disse que pensaria, para não dizer que não.

Há as mesmas três semanas que eu cortei o cabelo, venho cuidando dele muito e o seu desenvolvimento está se sobressaindo. E eu não preciso de química alguma pra soltar ele pois ele já vem se soltando de acordo com o formato dos cachos que ele tem e com o meu tratamento natural. A internet é uma fonte de informações das mais variadas (corretas e erradas), então eu fui buscando as informações. Á princípio com minha sista sobre a minha prima, e da minha prima; depois, procurando fotos para me inspirar no google, achei um blog, desse blog achei outros e nos outros achei informações e elas são válidas mesmo.

Hoje cuido do meu cabelo á naturella, ou seja, uso óleos naturais e cremes á base de folhas e frutas e vitaminas, e ele cresce bem. As minhas dicas são com base nas dicas vistas mundo afora e complementadas com as coisinhas que vi ontem (que, por sinal, foram boas até para o meu inglês!):

  1. Tenha um foco em mente - só vamos adiante quanto temos em mente o que queremos fazer. Por exemplo: eu quero que meu cabelo cresça e fique lindo e que me deixe linda sempre :p Então vou fazer o possível para que isso aconteça COM ISSO em mente :).
  2. Dilua o seu shampoo ou inverta a ordem (1º condicionador, 2º shampo) para que seu cabelo não fique ressecado.
  3. Hidrate MUUUUUUETO! Cabelos crespos precisam de muita água.
  4. Condicione MUUUUUUUUUETO!
  5. Use óleos naturais e, se você mora em cidades muito quentes ou tropicais (quase certeza, já que moramos no Brasil), é aconselhável que você utilize óleos que protejam seus cabelos contra Radiação Ultravioleta, como óleo de coco, etc.
  6. Faça penteados que protejam seu cabelo dos raios UV.
  7. Durma de touca.
  8. Tire fotos para sempre se situar e ver o desempenho do cabelo e não sair cortando adoidado.
  9. Não saia cortando seu cabelo adoidada.
  10. Procure sempre fazer relatos e anotações sobre o que você fez/faz com o seu cabelo e como ele se desenvolve quando você faz o quê.
  11. Tente sempre se inspirar e não desista tão fácil.
  12. Procure informações.
  13. Procure observar seu cabelo.
  14. Cuide melhor das áreas mais complicadas do cabelo (ressecadas, fracas, quebradiças, etc.).
  15. Crie seu jeito de cuidar do seu cabelo :) Afinal de contas, é das bases que se fazem sucessos!
~Cheiro da Miss

Nenhum comentário:

Postar um comentário