quarta-feira, 9 de julho de 2014

Sobre o jogo de ontem...

Então. Ontem, pela primeira vez, me manifestei á respeito do jogo do Brasil contra a Alemanha. Afinal de contas, quando estava em Brasília soube que Neymar sofreu um acidente e não poderia mais jogar. Queria ver aqueles carinhas jogando, o que seria do Brasil sem ele, muleque baixinho dos penteados escrotos. Pra ser sincera, não gosto dele. Mas ele felizmente joga muito bem. E nos salva. E tem o espírito de um brasileiro digno. E eu só digo isso por que o último jogo que vi, contra os Camarões, um deles o empurrou e ele caiu. Aí ele levantou, o cara veio pedir desculpas (forçadas, obviamente), ele não aceitou (coisa que eu também faria) e deu dois gols na cara deles e ainda jogou bonito no meio do campo.

Mas ontem, sem Neymar, queria em especial ver a seleção dando o melhor de si. Na hora do hino nacional, o cara cortou e eles continuaram cantando até o fim. Ironia do destino ou simplesmente tentativa de obter sorte? Já já respondo isso!

Sentei e vi os jogadores tentando, perdendo, brincando, tudo: menos jogando. Os alemães são rápidos. Marcelo só esperava e ia David também jogava. Fora isso, os outros jogadores ficavam parados, brincando de passar a bola. Isso é um jogo, p****? Claro que é! Então porque brincaram?

Nas arquibancadas, só ouviam-se os gritos desesperados "Neymar! Neymar!". Mas o povo, porque eles não gritaram pra incentivar os jogadores em campo? Neymar estava num hospital puro luxo ou mesmo em sua residência brasileira recebendo os confortos de sua nega Bruna (outra que eu também não gosto e também explicarei o por quê). E quanto aos jogadores ali? Não mereciam ajuda? Apoio? Conforto?

Em 11 minutos o primeiro na cara de Júlio César. Depois outro, e outro. Fui beber água e quando voltei: OUTRO. Não quis mais ver. Fiquei decepcionada de ver o que estava acontecendo e resolvi ir para o wpp e lá Igor disse avacalhando: "Gente, vamos no macumbaonline.com! Ainda dá tempo!" Eu ri, mas aí eu pensei no que todos os tarozeiros, as mães de santo, os espíritas, os sei-lá-o-quê disseram sobre o Brasil em 2014. Que mesmo com toda a energia positiva que nós estávamos dando, ele tinha 90% de chance de perder.

E tomou uma goleada assim, na cara? Pensei: realmente foi macumba (por favor, não me levem a mal). Ou seja lá o quê, não foi algo natural. Como as bolas podiam passar na cara do Júlio e ele não agarrar? Fiquei lembrando da copa passada e do jogo desse ano em que ele quase quase não conseguiu segurar o choro e disse que só ele e a família dele sabiam o que ele passou há 4 anos atrás, quando ele foi chamado de péssimo e agora ele é chamado de ótimo. I mean, agora não mas, né? Depois de uma goleada... Me desculpe, mas é verdade!

Confesso que fiquei envergonhada, chateada, emputecida, revoltada, tudo que termina com "da". E não só eu, acho que 99% dos brasileiros. Shows sendo cancelados, piadas sendo feitas... Não foi bonito!

Mas depois eu vi o que David disse, a cara dele. Várias pessoas compartilhando no facebook e fiquei pensando no quão eles devem ter se esforçado. Mesmo que tenha sido ridícula aquela humilhação ("o país do futebol sendo goleado!" não é dos slogans o mais bonito...), eles se esforçaram minimamente que fosse. E eu me orgulho disso.

Sobre o Hino Nacional e Sobre meu Não-Gostar...

Bom, sobre o fato deles cantarem o hino nacional completo, acho que foi uma espécie de prévia, ou um sexto sentido em relação á perda. E também achei um ato de honra. De saber perder e aceitar isso, por mais doloroso que seja. Eu simplesmente adorei isso.

E, sobre o meu não gostar... Eu simplesmente não gosto de pessoas as quais eu "sinto" coisas negativas. Por exemplo: pessoas egocêntricas, metidas, tiradas á corretas, etc. Mas como saber, se eu não conheço? Sentindo. Dizem que os cancerianos têm capacidade psíquicas, então pergunte aos astros esse por quê.

*****

Mas agora que a copa acabou para nós, brasileiros, que perdemos em casa mas vivemos de cabeça erguida, bem que poderíamos voltar a ser cidadãos e voltar a exigir os nossos direitos, já que paramos de fazer isso por causa da copa. É claro que ainda terão jogadores de outras seleções em campo, mas já que fomos maquiados e disfarçados teremos de esperar a gringada partir. 

Mesmo assim, acordemus...! A realidade bate na porta e nós não podemos fugir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário