domingo, 3 de agosto de 2014

Leitura: Pepetela - O Planalto e a Estepe

O que eu acho sobre leitura? Que é muito importante. Um ser humano não vive sem ler. Falta de leitura é sinônimo de ignorância em excesso. Por vezes me pego dizendo aos outros: "leia, que você vai entender". Até para mexer no celular devemos ler. Assim que passei a ser usuária de aparelhos SmatPhones, não entendia nada. Nem sabia pra onde ia. Nada. Até que comecei a ler e deduzir o que eu deveria ler. Aí, meses depois, meu irmão também aderiu. Mas sempre vinha me perguntar alguma coisa e eu sempre dizia o mesmo: "leia, aí tu entende".

Existem adolescentes que leem que se acham os liberais, mas, na verdade, são os mais conservadores. Eles dizem que tal livro "virou modinha". Okay, eu sou adolescente também, mas eu não limito a leitura. O lado ruim das modinhas é que quando você lê e vê o filme, tem o direito de julgar. Diferente de quem não conhece. Mas, fora isso, o fato dos livros virarem modinha tem o seu lado positivo, que é a expansão da leitura. As pessoas adquirem o hábito de ler e se tornam cada vez mais expressivas e uma série de coisas. Portanto, independente de ler "50 tons de cinza" ou "Senhora", ou Jornal Massa ou Atarde... Ler é importante e não há um grau para medir qual é o melhor livro para se ler. Ler é importante e pronto! Haha.

Então, meses atrás estava doida, doida atrás de um livro. Sabe quando você já leu todos os seus livros, não quer reler, está se sentindo ignorante e precisa renovar o que eu chamo de "ares livróticos" (aquela área reservada para a cultura dos livros da sua cabeça?) Exatamente! Então, pedi á minha coleguinha de sala que me emprestasse um livro, já que ela me tinha pedido um emprestado. Porque trocas mútuas salvam vidas! :)

Aí ela me emprestou! Emprestou um livro que, segundo ela, tinha acabado de ganhar e não tinha lido. Então, me senti lisonjeada por poder ler um livro de Pepetela: O Planalto e a Estepe.



Você conhece Pepetela? Ele é um escritor angolano branco. Sim, eu disse BRANCO (duzóazul, haha!). Escreve um português de Portugal belíssimo e escreve de uma maneira comovente e muito real.

A história do livro é de um jovem angolano (angolano branco dos olhos azuis) que se apaixona por uma jovem mongol (filha do presidente da Mongólia). Esses jovens desenvolvem a paixão e a transforma em amor. Um amor proibido. E este amor proibido gera um fruto. Mas esse fruto não pode ser compartilhado pelos dois, já que o pai da garota separa os dois e a história gira em torno disso.

Contando pequenos detalhes da história da África e da Ásia, o romance de Pepetela me cativou. Uma linda história com um final... Ah, não vou falar, né? Haha! Uma linda história que é a prova de que o amor... Ele existe. Mesmo que os personagens não sejam reais.

Boa leitura! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário