quarta-feira, 11 de março de 2015

Vamos estudar inglês?

Enquanto a UFBA não me chama...

Eu sincera e honestamente não gosto de ficar parada. Eu quero descansar; mas, quando descansada, eu quero fazer algo. Algo de produtivo, como estudar.

Quando tive dúvidas se passaria ou não em alguma universidade, comecei a me desesperar para estudar história pelo Youtube (Canal HistoriAção Humanas - que é meu fave, muito bom!), português (ler muito, procurar dicas de gramática, interpretação de texto, etc.) e por aí fui procurando umas coisinhas em que eu tinha mais facilidade e o que eu mais precisava na minha área.

Sem contar as minhas situações nos EUA (!!!). O que a gente chama de Lack Of Vocabulary (falta de vocabulário), é tentar explicar uma coisa que você não sabe ou esqueceu como dizer e obter um vocabulário novo (ou relembrar um antigo) a partir daí. E eu passei muito por isso.

Como também participarei da nova seleção de Jovens Embaixadores 2016, preciso estar com um inglês mega-afiado por que passei a ser, mais do que já era considerada, um exemplo. Então, melhorar é uma das minhas grandes metas neste momento. Além de aprender coisas novas, quero melhorar o quê eu já tenho: o meu inglês.

A princípio, eu estudava pelo Livemocha. Que, na época (lá para 2011), era ótimo. Tinha chat, tinha aula, tinha correção de exercícios e etc. Hoje, eu não aconselho o Livemocha para ninguém. Ele está péssimo. Atualizou e está horrível - pelo menos ao meu ver: ninguém corrige os exercícios, não tem chat, você tem que comprar a sua aula - com as moedinhas de lá, mas são difíceis de conseguir -, coisas do tipo.

Então, comecei a caçar vários sites.

O quê? Sites?

Sim! Já ouviu aquela expressão "Quem não tem cão, caça com gato"? Pois, é exatamente isso o que eu faço. Quando eu fiz curso, foi por um programa da Embaixada Americana (ou seja, era uma bolsa). Mas o curso acabou e o que me faz manter o meu inglês? Eu. Dando meus jeitos, todavia, eu: leio textos em voz alta, leio textos para mim, leio letras de música e traduções, canto-as, tento cantar rap (que é um ótimo exercício de dicção para falar rápido e bem), vejo vídeos em inglês, namoro com o dicionário, coisas do tipo. Dentre elas, tento encontrar sites bons que me ajudem.

Então, caçando, encontrei uns vídeos de uma moça gringa explicando a diferença entre o sotaque americano e o britânico (porém, achei o vídeo avançado para quem quer começar, mas não custa nada tentar ver - é bom que já trabalha o listening). Não sei qual site foi esse, perdi-o. Maaaaaaas (porém, contudo, entretanto, todavia) nada os impede de procurar no Youtube "American Accent"e aparece vários vídeos sobre :D

Também encontrei um site com uma lista de níveis e gramática muito interessante! Por exemplo, tinha: Conjunções. Em "Conjunções" tinha todas as conjunções, uma por uma, e em cada uma tinha definição e exemplos. E uma série de outras coisas. Este site chama-se Learn American English Online (Aprenda Inglês Americano Online). Caso queira entrar, basta clicar aqui.

E, se você só quer praticar inglês (ou queira praticar o que acabou de aprender), pode entrar no site que um grande amigo me recomendou: o Language Exchange Community (Comunidade de Intercâmbio de Idiomas), onde você conversa digitando ou por chamada com alguém que pode ser tanto gringo quanto BR (hihihi!), individualmente ou em grupo. E pode adicionar em Skype, fazer chamadas, etc. Você pode acessar este site clicando aqui.

Caso você queira ter um aprendizado um pouco mais real, pode acessar o Duolingo - que é o site que eu estou utilizando agora.

Pra falar a verdade, não gosto muito deste site, por quê, ao mesmo tempo que é exagerado com a gramática, tem lá suas falhas. Por exemplo: você não pode escrever "pra" em vez de "para", mas "sleeping" (dormindo) significa "dorminhoco". E tem mais umas coisinhas que não me lembro agora. Mas, em compensação, tem o "discuta a frase", que é bem interessante e o "reporte um erro", no caso deles terem feito algo errado.

Não gosto das regras assim, mas é o melhor site atualmente para estudar inglês e qualquer outro idioma, pois ele é muito didático. Tudo bem, eu detesto o super-didático pelo fato de que o exagero é grande e tudo é traduzido (não é bem assim quando está se aprendendo um idioma), mas é ao mesmo tempo bom, já que ele mostra seus erros instantaneamente e, se você errou em algo, poderá repetir e acertar da próxima vez e das próximas vezes (redundante? Eles são mais do que eu fui agora, creia!).

Você também tem vários tipos de exercícios (digitar, traduzir, falar e ouvir) e ainda pode comprar unidades bônus (como Cantadas, por exemplo, hahaha!) e traduzir textos, o que é uma boa para vocabulário e gramática ao mesmo tempo.

Caso tenha se interessado pelo Duolingo, clique aqui.

Ainda há mais vários sites para aprender inglês e várias dicas em vários lugares. Sabe aqueles livros antigos de inglês que temos em casa ou recebemos da escola e não usamos? Pois é, eles também servem para alguma coisa, então não desfaça deles, visse?! Basta ter força de vontade e se jogar. Não só para o inglês, claro - afinal de contas, aprendi isso com a coisa que menos compreendia no mundo: FÍSICA.

Só não aprendemos o que não queremos, então open your cerébro e use-o! Hahaha :D
Sem contar que, se a UFBA me aceitar, vou tentar ensinar inglês lá!
#MinhaCeitaUFBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário