segunda-feira, 9 de março de 2015

Livro "O Código Da Vinci", Dan Brown

Há quatro meses eu estou com este livro na mão.

Eu pedi emprestado á um amigo qualquer livro, pois estava sentindo que não sabia mais ler de tanto tempo que eu não lia nada. Porém o livro chegou em minhas mãos num momento muito impropício para empréstimos: estudos exagerados, projetos, trabalhos, aulas de campo, provas adiantadas, documentos, mala, compras, viagem, despesa e uma série de coisas que tomavam meu tempo me roubavam do livro e ele ficava sempre na mochila esperando ser aberto.

Fui e voltei e nada de ler o livro. Na minha host-house tinha o livro em inglês e eu nem me inspirei para folhear o meu. Mas depois que eu voltei e descobri que passei na UFBA, meu amigo coincidentemente passou na minha casa e contou que também passou e comentou sobre a parte mais linda daquela faculdade: a biblioteca. E, tenho que confessar que meus olhos encheram de lágrimas quando ele disse "aquela biblioteca agora, mais do que nunca, é nossa. Vários livros para ler, pense aí!" e eu fiquei muito feliz!

Ainda conversando sobre livros, nós discutimos sobre nossas leituras futuras e dissemos que terminaríamos as atuais e trocaríamos livros entre nós mesmos. E foi aí que eu retornei a minha leitura e percebi que o livro não era tão monótono quanto parecia dentro daquelas latas de metal - mais conhecidas como: aviões.

***

O Código Da Vinci é um livro que faz você quebrar a cabeça para descobrir os códigos assim como eles. É cheio de enganações, traições, embolações, símbolos, letras, histórias, sinais e uma série de outras coisas que fazem com que você se pergunte se as coisas realmente são verdade ou se são só invenção de escritor mirabolante. Consequentemente, se você buscar as respostas você verá que... Descobrirá se são verdade ou não.

O livro é aconselhado para leitores de um bom mistério-romance (sem muito mimimi amoroso), com um bom estômago para mortes, uma boa paciência para narração alternada (troca de lugares, um truque que eu adoro! - e odeio também, pois sou muito ansiosa, hihihi), bom senso crítico e compreensivo.

Por que? Porque o livro fala de distorções religiosas e religiões (dãn!). Ajuda a compreender o paganismo, a simbologia atualmente demonizada, significados de certos pensamentos, certas ações e, se você gosta de Percy Jackson, vai entender muitas coisas neste livro já que a mitologia grega é uma mitologia pagã, então poderá ser interessante para você!

Eu costumo dizer que o livro é bom para "leitores pouco machistas ou um pouco feministas que não se importam com religião", porque assim você não se sente o ofendido nem o ofensor. Mas todos podem lê-lo, é claro. Afinal, quanto mais leitores no mundo, menos ignorância :D

Não darei mais detalhes sobre o livro para não intimidar ou não fazer com que ele perca a graça, mas é um livro muito bom. Sugiro que bata a cabeça tentando compreendê-lo junto aos personagens quando ele te prender!



Enquanto isso, espero que a UFBA me aceite!
#MinhaCeitaUFBA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário